O Shopee Entrega Direta é o novo modelo logístico da Shopee, que visa acelerar o tempo de entrega e oferecer mais controle ao vendedor. Se você é um lojista interessado em melhorar a experiência de seus clientes com entregas rápidas, confira as principais dúvidas sobre o funcionamento dessa solução e como ela pode impactar seu negócio.
1. Qual a área de cobertura do Shopee Entrega Direta?
Inicialmente, o Shopee Entrega Direta está disponível para vendedores da região metropolitana de São Paulo. Ao ativar o canal logístico na Central do Vendedor, você poderá escolher os bairros para os quais deseja realizar entregas. É possível ajustar essa configuração conforme a necessidade da sua loja.
2. Quais veículos posso utilizar para entregar com Shopee Entrega Direta?
Você tem flexibilidade ao utilizar o Shopee Entrega Direta, podendo escolher entre usar sua própria frota ou contratar empresas terceirizadas para realizar coletas e entregas. Lembre-se que a Shopee não realiza coletas ou envios de veículos para pedidos confirmados nesse modelo.
3. Como faço para saber se estou cumprindo os critérios de desempenho para continuar oferecendo a Entrega Direta?
Acesse a Central do Vendedor, vá para a seção “Configurações de Envio” > “Canal Logístico” e clique em “Veja suas Métricas”. Lá, você poderá monitorar seu desempenho e assegurar que está atendendo aos critérios para continuar utilizando o modelo.
4. Como eu sei que o Shopee Entrega Direta está disponível para minha loja?
A Shopee está em fase de testes, e apenas vendedores selecionados de São Paulo têm acesso ao modelo. Para habilitar o Shopee Entrega Direta, é necessário cumprir alguns pré-requisitos:
- Estar na área de cobertura.
- Ser CNPJ e emitir Nota Fiscal.
- Ter, no mínimo, 20 vendas concluídas e avaliação acima de 4.5.
- Ter 2 ou menos pontos de penalidade na loja.
5. Como configuro a minha loja para utilizar Shopee Entrega Direta?
A configuração do Shopee Entrega Direta é feita em duas etapas:
- Ative o canal logístico na sua loja pela Central do Vendedor.
- Ative o canal de entrega produto por produto.
6. Preciso oferecer a Entrega Direta para todos os meus produtos?
Não, o Shopee Entrega Direta é flexível. Você pode escolher os produtos da sua loja que serão entregues por este modelo, permitindo maior controle sobre sua logística.
7. Posso trabalhar exclusivamente com o modelo de Entrega Direta?
Não. Como o Shopee Entrega Direta está disponível apenas para regiões específicas, os pedidos feitos por clientes fora da área de cobertura seguirão o modelo logístico padrão da sua loja.
8. Posso escolher livremente os dias e horários que vou oferecer a Entrega Direta?
Atualmente, o Shopee Entrega Direta opera de segunda a sexta-feira. Embora seja possível realizar entregas aos finais de semana, a opção de “Receba hoje” ou “Receba amanhã” só aparece para compras realizadas de segunda a sexta.
9. O prazo para pagamento das vendas realizadas através da Entrega Direta é o mesmo? Posso usar o Shopee Antecipa?
Sim, as regras e prazos para o recebimento dos pagamentos são idênticos aos de pedidos realizados via Shopee Express.
10. Caso eu tenha dificuldade com a logística do Shopee Entrega Direta, posso enviar esses pedidos através da Shopee Express?
Não. Cada pedido segue o modelo logístico definido no momento da confirmação do pagamento. Pedidos de Shopee Entrega Direta devem ser enviados por esse modelo, e o mesmo vale para os pedidos do Shopee Express.
11. As etiquetas de envio da Entrega Direta são diferentes?
Sim, as etiquetas da Shopee Entrega Direta possuem informações específicas, permitindo a distinção entre Shopee Express e Entrega Direta, além de indicar os prazos de entrega.
12. O que acontece quando o pedido é cancelado por “Falha na Entrega”?
Esse status ocorre quando a entrega não é concluída dentro de até dois dias úteis após o prazo original. Nesse caso, o vendedor deve entrar em contato com o entregador para organizar a devolução do pacote à loja.
13. Como vou receber o benefício do frete coberto pela Shopee?
Os valores serão liberados para sua carteira no dia em que o comprador confirmar o recebimento no aplicativo, ou sete dias após a entrega, caso o cliente não confirme o recebimento.
14. O pedido ficou com o status de entrega “Returned to seller”, o que isso significa?
Esse status ocorre quando o pedido não foi entregue dentro de dois dias úteis após o prazo de entrega original. O vendedor deve então organizar o retorno do pacote.
15. Meu pedido foi cancelado, pois o entregador levou o pacote sem bipar, a Shopee irá ressarcir o vendedor?
Não. O processo de entrega é de total responsabilidade do vendedor, que deve garantir que o entregador siga o procedimento correto.