Aumente a visibilidade dos seus produtos com o GTIN/EAN

Atenção!
A partir de fevereiro, será obrigatório incluir o GTIN ao criar anúncios nas categorias de eletrônicos e eletrodomésticos.

Como o GTIN/EAN impacta a visibilidade dos seus produtos?

Se você deseja ampliar as chances de seus produtos aparecerem nos principais canais de marketing digital, como Google Shopping e Facebook, basta preencher corretamente o código GTIN/EAN.

Com isso, seus produtos podem ser encontrados nas páginas de resultados de busca, aumentando suas oportunidades de venda. Ou seja, clientes podem localizar seu anúncio da Shopee mesmo fora da plataforma. Veja um exemplo:

Como adicionar o GTIN/EAN a um anúncio na Shopee?

Para facilitar a busca pelos produtos da sua loja que já possuem código de barras, preencha o campo GTIN/EAN na seção Informações de Vendas ao cadastrar seus itens. Siga este passo a passo:

  1. Acesse a Central do Vendedor e clique em Produtos;
  2. Escolha o produto desejado e clique em Editar;
  3. Vá até a seção Informações de Vendas e insira o código GTIN/EAN;
  4. Após preencher todas as informações, clique em Atualizar;
  5. Pronto! Seu produto estará cadastrado com o GTIN/EAN.

Como cadastrar o GTIN/EAN em massa na Shopee

Se você precisa cadastrar vários produtos de uma vez, siga estas etapas:

  1. Acesse a Central do Vendedor e clique em Produtos;
  2. Em Ferramentas de Produto, selecione Editar em massa;
  3. Escolha Informações de Vendas > Gerar > Baixar;
  4. Na planilha baixada, preencha os códigos GTIN/EAN corretamente;
  5. Depois, clique em Envio e faça o upload da planilha atualizada.

Melhores práticas para otimizar resultados com GTIN/EAN

Para obter melhores resultados no Google Shopping e Facebook, siga estas boas práticas ao criar seus anúncios:

✅ Utilize imagens de alta qualidade, preferencialmente com fundo branco. Se precisar remover o fundo, consulte o artigo Usando o Espaço de Mídia na Shopee; ✅ Crie títulos objetivos e diretos, seguindo a estrutura: Nome + Marca + Especificações do Produto; ✅ Certifique-se de que seu estoque está sempre atualizado, considerando apenas os produtos disponíveis para envio.

Saiba mais sobre o GTIN/EAN

O GTIN/EAN funciona como um identificador para qualquer produto ou serviço que pode ser comercializado, faturado ou solicitado ao longo da cadeia de suprimentos. Ele é exibido abaixo dos códigos de barras.

Os formatos mais comuns do GTIN incluem 8, 12, 13 ou 14 dígitos. Dependendo do país ou segmento, ele pode ser conhecido por diferentes nomes:

  • UPC (Universal Product Code): Código de 12 dígitos amplamente utilizado na América do Norte;
  • EAN (European Article Number): Código de 8 ou 13 dígitos utilizado na Europa e em outros países, incluindo o Brasil;
  • JAN (Japanese Article Number): Código de 8 ou 13 dígitos utilizado no Japão;
  • ISBN (International Standard Book Number): Código de 10 ou 13 dígitos exclusivo para livros;
  • ITF-14: Código de 14 dígitos para agrupamentos de produtos comerciais.

O preenchimento do GTIN/EAN pode variar conforme a categoria do item:

📌 Obrigatório: O preenchimento é essencial; o anúncio não pode ser criado ou editado sem ele. 📌 Flexível: O campo pode ser preenchido com o código ou, se não houver, é necessário selecionar a opção “Item sem GTIN”. 📌 Opcional: O preenchimento não é obrigatório, mas recomendável para melhor performance.

Posts relacionados

SHOPEE

Novas Atualizações no Shopee Ads

Confira as novidades no Shopee Ads quais recursos atualizados vão potencializar suas vendas. Consequentemente, essas mudanças potencializam suas vendas de forma ainda mais eficaz. O

plugins premium WordPress